quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Livro Museus do Brasil

O livro de arte Museus do Brasil: um Guia dos Principais Museus Brasileiros é uma edição da Empresa das Artes, em formato fechado 29 x 29 cm, capa dura com sobrecapa. Edição de arte do estúdio Marcello de Oliveira, fotografias de Fabio Knoll e impressão no Brasil pela RR Donnelley.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Um olhar estrangeiro

O Brasil visto pelo fotógrafo nipo-americano Katsuyoshi Tanaka, num passeio que transita pelo ser brasileiro, por suas culturas e crenças, pelas exuberantes paisagens naturais, pela arte e arquitetura cujos traços identificam a alma e a expressividade do povo brasileiro. A entrega do livro de arte está programada para o início de 2011 na sede da Nikon em Nova York.

Diversos Olhares sobre o Plástico

Estendendo horizontes, a fotografia é um abre alas ao mundo que nos rodeia. Uma viagem externa e interna que aguçando a reflexão nos ajuda a trilhar caminhos dentre a turbulência de uma modernidade invasiva e – por que não dizer? – já saturada de imagens. Esteja, no entanto, aberto e receptivo a criações e produções alheias: livros, revistas, exposições, filmes; aprensa a navegar nas embarcações virtuais descobrindo, na diversidade de informações disponíveis, coisas que o chame especial atenção, não para copiar senão para perceber as possibilidades existentes na multiplicidade dos mundos mil a serem descobertos individualmente.
No terreno específico da fotografia, captar uma imagem é um primeio passo, a segunda é selecionar as imagens feitas sequenciando-as, criando linhas de compreensão, dando sentido ao que foi apanhado na apressada energia da captação. Hoje em dia, com a predominância do digital, isto significa debruçar-se na tela do computador ágil, porém, concentradamente, reconhecendo o que foi captado com rigor e carinho. Tome prazer nesse exercício e agilize o seu olhar para – mesmo nas fotos-de-família mais simples –, estar atento à vivacidade expressiva do momento. Pois se lembre de que, sendo retratos do que foi, com o passar do tempo ganham valor. Como os vinhos, a destilação das imagens leva a sua fruição!
Maureen Bisilliat

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Poesia visual embalando o São Vito





















O fotógrafo Fabio Knoll em mais uma de suas leituras poéticas pela cidade de São Paulo, embala o edifício São Vito com imagens realizadas após a sua desocupação. Essas fotos revelam as estruturas e os espaços internos, e serão descortinadas durante a demolição do arranha-céu, abrindo as visuais da paisagem do Parque Dom Pedro II.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

PMH 2009-2024

Estamos desenvolvendo a produção gráfica das publicações do novo Plano Municipal de Habitação (PMH) da Cidade de São Paulo, para o período de 2009 a 2024. São cartilhas que envolvem os órgãos municipais e a população num debate que resultará na edição da peça maior: o Plano que irá nortear as políticas públicas no gerenciamento da habitação na cidade. Saiba mais: www.habisp.inf.br

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Montagem da Bienal Internacional de Arquitetura

A Sala Brasil em Veneza está em montagem e os paineis expositivos do arquiteto Marcos Boldarini estão prontos. São 10,50 metros de extensão por 1,80 metros de altura, divididos em 7 módulos, acompanhados por dois monitores LCD e maquetes dos projetos Grotinho e Cantinho do Céu.
Abertura 29 de agosto, encerramento 21 de novembro de 2010.
Painel 4

Painel 7
Acompanhe: http://www.labiennale.org/it




quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Guia Rio de Janeiro: Capitais Brasileiras

De antemão, um pouco da história da cidade do Rio de Janeiro para quem deseja conhecer um de seus mais interessantes atrativos:
O Paço Imperial hospedou a família real portuguesa de 1808 a 1818, quando a Corte foi transferida para o Palácio da Quinta da Boa Vista, que antes sofreu ampliações e melhorias. Mas, o velho Paço não perdeu sua importância. Continuou a ser o local onde eram realizados os despachos, as cerimônias e grandes festejos oficiais. Hoje, o edifício histórico abriga um dos mais importantes espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro.
Para visitar: Praça 15 de Novembro, 48, Centro Histórico, tels. (21) 2533-4407/7762. Abre de terça a domingo, das 12h às 18h.
Visite também: o Centro Cultural Banco Brasil e a Casa França Brasil.
Estamos presentes na elaboração do projeto gráfico de mais esta edição realizada pela Empresa das Artes.

Bienal de Arquitetura de Veneza

Estamos finalizando a edição de arte dos paineis do arquiteto Marcos Boldarini que fará parte da sala Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza 2010. No total o painel terá 10,5 metros de largura por 1,80 metros de altura.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Novos desenhos, conceitos inovadores

A Airbus acaba de apresentar na Inglaterra, durante a feira Farnborough Airshow o novo conceito de suas aeronaves para o futuro, à medida que as novas tecnologias forem surgindo e com isso incorporadas a realidade.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cortiços paulistanos são temas de livro e exposição na Estação Julio Prestes

Registros poéticos, pesquisa teórica e mudanças efetivas dão a tônica ao projeto concebido em dois formatos.

Moradias de aluguel para os imigrantes estrangeiros atraídos pelo desenvolvimento industrial da cidade no final do século XIX, os cortiços atravessaram o século 20 e chegam ao 21 como opção de endereço para muitos trabalhadores brasileiros dos setores do comércio e de serviços da capital paulista. Parte dessa longa história e as açnoes implementadas a partir de 2005, pela Prefeitura de São Paulo, nos bairros da Mooca e da Sé, para a melhoria das condições de vida nestas habitações, estão registradas no livro Cortiços A Experiência de São Paulo e na Exposição Cortiços Redesenhando Espaços de [Sobre]vivência.
Com curadoria de Maureen Bisilliat, a mostra é composta pelo ensaio fotográfico de Fabio Knoll, que também ilustra, ao lado de imagens do Arquivo do Museu da Cidade de São Paulo, do Departamento do Patrimônio Histórico, o livro organizado por Alonso López, Elisabete França e Keila Prado Costa. O prefácio de Thomas Hagenbrock, consultor de arquitetura e urbanismo do Banco Mundial, assinala que "a obra leva ao leitor um olhar sobre mudanças urbanísticas e de habitação social marcantes na história de São Paulo, desde o final do século 19 até os dias de hoje.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Guia Colômbia: edição português














Está em finalização a produção gráfica do Guia Colômbia, editado agora em língua portuguesa. São 240 páginas ricamente ilustradas com lindas imagens contemplando todas as regiões e os principais atrativos turísticos colombianos. Uma viagem pela história e cultura de um povo marcado pela colonização espanhola, e pela localização numa das regiões mais belas da América do Sul, banhados pelo Oceano Pacífico e pelo Mar do Caribe.

Liberando convites para impressão gráfica














Começa a divulgacão e os preparativos para a montagem da exposição Cortiços Redesenhando Espaços de [Sobre]vivência. Um artigo sobre o evento e o trabalho do fotógrafo Fabio Knoll está sendo publicado em Caros Amigos deste mês. Num dos próximos finais de semana a mostra será tema de capa da Revista da Folha. Vamos aguardar mais boas notícias!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Nos preparativos da exposição Cortiços













Estamos acompanhando neste mês de julho a montagem da exposição do fotógrafo Fabio Knoll: Cortiços Redesenhando Espaços de [Sobre]vivência, com curadoria de Maureen Bisilliat. Durante a abertura da mostra na Estação Julio Prestes, será lançado o livro Cortiços A Experiência de São Paulo. A programação visual do livro e da exposição está sendo desenvolvida pelo estúdio Marcelo Mario Design.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Na agenda da sustentabilidade

Mais que modismos, está na hora de repensar o nosso dia-a-dia. Estamos muito afinados com o lema "mais por menos" em todos os movimentos do cotidiano!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Uma dobradinha na criação

Pois é pessoal, mais uma vez eu e Fabio Knoll estamos somando esforços para divulgar a cultura paulista. Esta dupla de criação está literalmente viajando muito, desenvolvendo ideias e propostas para as novas peças gráficas das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. É só aguardar para conferir!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Rio de Janeiro no percurso da Cidade Informal

Roteiros da Canastra

A artista Meire de Oliveira ilustrou um mapa da região do Parque Nacional da Serra da Canastra, identificando os principais atrativos naturais e as cidades localizadas no entorno. Este belíssimo trabalho integra a obra editorial desenhada por nosso estúdio e lançada recentemente pela editora Empresa das Artes.

terça-feira, 1 de junho de 2010

FIABCI PRIX D'EXCELLENCE AWARDS 2010









A Secretaria da Habitação da cidade de São Paulo é um dos vencedores do Fiabci Prix d'Excellence Awards 2010 pelo Programa Urbanização de Favelas. Um prêmio concedido pela Fiabci International que em 2010, foi entregue no dia 27 de maio, durante o Fiabci 61 World Congress, realizado em Bali na Indonésia.
Em setembro de 2009 a Prefeitura de São Paulo recebeu o Prêmio Master Imobiliário, o que permitiu que concorresse na disputa internacional da Fiabci. Os documentos enviados ao júri, em dezembro de 2009, apresentavam o programa de Urbanização de Favelas, através dos projetos Habisp, os trabalhos sociais de Regularizacão Fundiária e de Loteamentos, as parcerias estabelecidas entre as universidades americanas Harvard e Columbia, além da participação na IV Bienal Internacional de Arquitetura de Rotterdam.
Os temas apresentados nesta competição foram registrados em publicações realizadas pelo Estúdio Marcelo Mario Design em parceria com a Secretaria de Habitação nos últimos 4 anos.

Cortiços em gráfica

Já liberamos para impressão e acabamento o livro Cortiços A Experiência de São Paulo. Com 140 páginas, a publicação será impressa a quatro cores, no formato 35 x 23 cm fechado e 70 x 23 cm aberto, capa dura e sobrecapa. A impressão está a cargo da Imesp e o lançamento ocorrerá no mês de agosto, junto com a abertura da exposição do fotógrafo Fabio Knoll.

Olinda recebe a Cidade Informal no Século 21

Durante a realização do 19º Congresso Brasileiro de Arquitetos, entre os dias 01 a 04 de junho, a cidade de Olinda sediará a exposição A Cidade Informal no Século 21. A mostra que foi instalada no Museu da Casa Brasileira durante o mês de maio na cidade de São Paulo, seguirá depois de Pernambuco para a cidade do Rio de Janeiro e em agosto estará presente na Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza. A segunda edição do catálogo, produzido pelo Estúdio Marcelo Mario Design foi revista e ampliada, com 184 páginas, será lançada durante o Congresso Brasileiro de Arquitetos em Pernambuco.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

O Rio de Janeiro revelado








Lançado no dia 26 de maio passado, durante a abertura da 5ª edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, o Guia Turístico Rio de Janeiro: Ecológico, Histórico e Cultural. Uma publicação que destaca o Estado do Rio de Janeiro como um dos destinos turísticos mais completos do País. Entre tantos motivos, por sua natureza privilegiada, marcada por praias encantadoras, montanhas majestosas, planícies, rios, lagoas e mirantes – cenários ideais para um turismo cada vez mais exigente. Além disso, muitas das cidades abrigam um patrimônio histórico e arquiteônico único que merece ser conhecido. A cultura fluminense também se mostra vigorosa em suas variadas manifestações, preservadas por um povo hospitaleiro, que sabe e tem orgulho de seus valores. Esta é mais uma obra do selo Série de Guias Empresa das Artes de Turismo no Brasil desenhado pelo Estúdio Marcelo Mario Design.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Livro Cortiços a Experiência de São Paulo

Quatro aquarelas da artista Meire de Oliveira ilustram o livro Cortiços produzido pelo estúdio Marcelo Mario Design. São 144 páginas documentando a história dos cortiços na Cidade de São Paulo e o papel decisivo da atual gestão pública municipal na requalificação desses espaços de moradia.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Lendas do Rio São Francisco

A Mãe d'Água é a lenda de uma sereia que vive no Rio São Francisco e vem à tona à meia-noite, quando o rio dorme. Os barqueiros explicam que neste momento o rio adormece por dois ou três minutos, as águas se aquietam, as cachoeiras deixam de cair, os peixes se deitam no fundo, as cobras perdem seus venenos e todas as almas seguem para as estrelas. Nesse instante a belíssima Mãe d'água vem à superfície e procura uma canoa onde possa se sentar e pentear seus longos cabelos. Porém, se um pescador vê essa sereia, é tomado por um feitiço, ganha um olhar vazio, perde o destino, enlouquece e, por fim, acaba desaparecendo. Conheça mais da cultura brasileira, consultando este e outros temas no Guia Ilustrado de Peixes do Rio São Francisco de Minas Gerais, com projeto gráfico de nosso Estúdio. Ilustração Meide de Oliveira.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Brasil na Expo Xangai 2010

Segundo o jornal norte-americano The Huffington Post, o pavilhão brasileiro foi considerado um dos melhores projetos da Expo Xangai.
O projeto de autoria do arquiteto paulista Fernando Brandão faz parte da lista dos 25 melhores edifícios da feira mundial divulgada no dia 24 de abril passado, o qual faz uma prévia do que será a exposição que começa no próximo dia 1 de maio.
Serão 190 países participantes na Expo Xangai 2010, dos quais 100 construíram pavilhões. O evento inclui a participação de 50 organizações internacionais e contará com a visita de mais de 100 chefes de Estado. Ao todo o governo chinês espera receber mais de 700 milhões de visitantes vindos de todas as partes do planeta.
Veja a lista dos 25 melhores projetos em www.huffingtonpost.com

terça-feira, 27 de abril de 2010

29 de abril, lançamento do Serra da Canastra

Lembramos a todos que no próximo dia 29 de abril teremos o lançamento do livro Serra da Canastra, na Livraria Cultura (Loja de Artes) do Conjunto Nacional, avenida Paulista, 2.073, a partir das 18h30. Conto com a sua presença!

Copas na gráfica

A Arquitetura das Escolas Paulistas

No livro Escolas para a República a arquiteta Silvia Ferreira Santos Wolff estuda com afinco como foram construídos os primeiros prédios de escolas públicas de São Paulo. A autora explica com detalhes como o governo paulista se organizou para enfrentar a carência educacional da população nas primeiras décadas do século 20. E, principalmente, como se desenvolveu uma arquitetura escolar para atender à demanda de, em poucos anos, projetar e construir edifícios escolares adequados, funcionais e que contribuíssem para divulgar a imagem da nova ordem republicana. A Edusp Editora da Universidade de São Paulo editou e nós desenvolvemos a producão e o projeto gráfico.