quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Livro Museus do Brasil
O livro de arte Museus do Brasil: um Guia dos Principais Museus Brasileiros é uma edição da Empresa das Artes, em formato fechado 29 x 29 cm, capa dura com sobrecapa. Edição de arte do estúdio Marcello de Oliveira, fotografias de Fabio Knoll e impressão no Brasil pela RR Donnelley.
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Um olhar estrangeiro
O Brasil visto pelo fotógrafo nipo-americano Katsuyoshi Tanaka, num passeio que transita pelo ser brasileiro, por suas culturas e crenças, pelas exuberantes paisagens naturais, pela arte e arquitetura cujos traços identificam a alma e a expressividade do povo brasileiro. A entrega do livro de arte está programada para o início de 2011 na sede da Nikon em Nova York.
Diversos Olhares sobre o Plástico
Estendendo horizontes, a fotografia é um abre alas ao mundo que nos rodeia. Uma viagem externa e interna que aguçando a reflexão nos ajuda a trilhar caminhos dentre a turbulência de uma modernidade invasiva e – por que não dizer? – já saturada de imagens. Esteja, no entanto, aberto e receptivo a criações e produções alheias: livros, revistas, exposições, filmes; aprensa a navegar nas embarcações virtuais descobrindo, na diversidade de informações disponíveis, coisas que o chame especial atenção, não para copiar senão para perceber as possibilidades existentes na multiplicidade dos mundos mil a serem descobertos individualmente.
No terreno específico da fotografia, captar uma imagem é um primeio passo, a segunda é selecionar as imagens feitas sequenciando-as, criando linhas de compreensão, dando sentido ao que foi apanhado na apressada energia da captação. Hoje em dia, com a predominância do digital, isto significa debruçar-se na tela do computador ágil, porém, concentradamente, reconhecendo o que foi captado com rigor e carinho. Tome prazer nesse exercício e agilize o seu olhar para – mesmo nas fotos-de-família mais simples –, estar atento à vivacidade expressiva do momento. Pois se lembre de que, sendo retratos do que foi, com o passar do tempo ganham valor. Como os vinhos, a destilação das imagens leva a sua fruição!
No terreno específico da fotografia, captar uma imagem é um primeio passo, a segunda é selecionar as imagens feitas sequenciando-as, criando linhas de compreensão, dando sentido ao que foi apanhado na apressada energia da captação. Hoje em dia, com a predominância do digital, isto significa debruçar-se na tela do computador ágil, porém, concentradamente, reconhecendo o que foi captado com rigor e carinho. Tome prazer nesse exercício e agilize o seu olhar para – mesmo nas fotos-de-família mais simples –, estar atento à vivacidade expressiva do momento. Pois se lembre de que, sendo retratos do que foi, com o passar do tempo ganham valor. Como os vinhos, a destilação das imagens leva a sua fruição!
Maureen Bisilliat
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Poesia visual embalando o São Vito
O fotógrafo Fabio Knoll em mais uma de suas leituras poéticas pela cidade de São Paulo, embala o edifício São Vito com imagens realizadas após a sua desocupação. Essas fotos revelam as estruturas e os espaços internos, e serão descortinadas durante a demolição do arranha-céu, abrindo as visuais da paisagem do Parque Dom Pedro II.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
PMH 2009-2024
Estamos desenvolvendo a produção gráfica das publicações do novo Plano Municipal de Habitação (PMH) da Cidade de São Paulo, para o período de 2009 a 2024. São cartilhas que envolvem os órgãos municipais e a população num debate que resultará na edição da peça maior: o Plano que irá nortear as políticas públicas no gerenciamento da habitação na cidade. Saiba mais: www.habisp.inf.br
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Histórias das Copas do Mundo na competição Getty Images
O livro Histórias das Copas do Mundo está participando da competição de Capas da Getty Images Brasil.
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Montagem da Bienal Internacional de Arquitetura
A Sala Brasil em Veneza está em montagem e os paineis expositivos do arquiteto Marcos Boldarini estão prontos. São 10,50 metros de extensão por 1,80 metros de altura, divididos em 7 módulos, acompanhados por dois monitores LCD e maquetes dos projetos Grotinho e Cantinho do Céu.
Abertura 29 de agosto, encerramento 21 de novembro de 2010.
Acompanhe: http://www.labiennale.org/it
Abertura 29 de agosto, encerramento 21 de novembro de 2010.
![]() |
| Painel 4 |
![]() |
| Painel 7 |
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Guia Rio de Janeiro: Capitais Brasileiras


De antemão, um pouco da história da cidade do Rio de Janeiro para quem deseja conhecer um de seus mais interessantes atrativos:O Paço Imperial hospedou a família real portuguesa de 1808 a 1818, quando a Corte foi transferida para o Palácio da Quinta da Boa Vista, que antes sofreu ampliações e melhorias. Mas, o velho Paço não perdeu sua importância. Continuou a ser o local onde eram realizados os despachos, as cerimônias e grandes festejos oficiais. Hoje, o edifício histórico abriga um dos mais importantes espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro.
Para visitar: Praça 15 de Novembro, 48, Centro Histórico, tels. (21) 2533-4407/7762. Abre de terça a domingo, das 12h às 18h.
Visite também: o Centro Cultural Banco Brasil e a Casa França Brasil.
Estamos presentes na elaboração do projeto gráfico de mais esta edição realizada pela Empresa das Artes.
Bienal de Arquitetura de Veneza
terça-feira, 27 de julho de 2010
O 'Cubo' na exposição Cortiços
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Novos desenhos, conceitos inovadores
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Cortiços paulistanos são temas de livro e exposição na Estação Julio Prestes

Registros poéticos, pesquisa teórica e mudanças efetivas dão a tônica ao projeto concebido em dois formatos.Moradias de aluguel para os imigrantes estrangeiros atraídos pelo desenvolvimento industrial da cidade no final do século XIX, os cortiços atravessaram o século 20 e chegam ao 21 como opção de endereço para muitos trabalhadores brasileiros dos setores do comércio e de serviços da capital paulista. Parte dessa longa história e as açnoes implementadas a partir de 2005, pela Prefeitura de São Paulo, nos bairros da Mooca e da Sé, para a melhoria das condições de vida nestas habitações, estão registradas no livro Cortiços A Experiência de São Paulo e na Exposição Cortiços Redesenhando Espaços de [Sobre]vivência.
Com curadoria de Maureen Bisilliat, a mostra é composta pelo ensaio fotográfico de Fabio Knoll, que também ilustra, ao lado de imagens do Arquivo do Museu da Cidade de São Paulo, do Departamento do Patrimônio Histórico, o livro organizado por Alonso López, Elisabete França e Keila Prado Costa. O prefácio de Thomas Hagenbrock, consultor de arquitetura e urbanismo do Banco Mundial, assinala que "a obra leva ao leitor um olhar sobre mudanças urbanísticas e de habitação social marcantes na história de São Paulo, desde o final do século 19 até os dias de hoje.
terça-feira, 13 de julho de 2010
Guia Colômbia: edição português

Está em finalização a produção gráfica do Guia Colômbia, editado agora em língua portuguesa. São 240 páginas ricamente ilustradas com lindas imagens contemplando todas as regiões e os principais atrativos turísticos colombianos. Uma viagem pela história e cultura de um povo marcado pela colonização espanhola, e pela localização numa das regiões mais belas da América do Sul, banhados pelo Oceano Pacífico e pelo Mar do Caribe.
Liberando convites para impressão gráfica

Começa a divulgacão e os preparativos para a montagem da exposição Cortiços Redesenhando Espaços de [Sobre]vivência. Um artigo sobre o evento e o trabalho do fotógrafo Fabio Knoll está sendo publicado em Caros Amigos deste mês. Num dos próximos finais de semana a mostra será tema de capa da Revista da Folha. Vamos aguardar mais boas notícias!
terça-feira, 6 de julho de 2010
Nos preparativos da exposição Cortiços

Estamos acompanhando neste mês de julho a montagem da exposição do fotógrafo Fabio Knoll: Cortiços Redesenhando Espaços de [Sobre]vivência, com curadoria de Maureen Bisilliat. Durante a abertura da mostra na Estação Julio Prestes, será lançado o livro Cortiços A Experiência de São Paulo. A programação visual do livro e da exposição está sendo desenvolvida pelo estúdio Marcelo Mario Design.
terça-feira, 22 de junho de 2010
Na agenda da sustentabilidade
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Uma dobradinha na criação
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Roteiros da Canastra
A artista Meire de Oliveira ilustrou um mapa da região do Parque Nacional da Serra da Canastra, identificando os principais atrativos naturais e as cidades localizadas no entorno. Este belíssimo trabalho integra a obra editorial desenhada por nosso estúdio e lançada recentemente pela editora Empresa das Artes.
terça-feira, 1 de junho de 2010
FIABCI PRIX D'EXCELLENCE AWARDS 2010

A Secretaria da Habitação da cidade de São Paulo é um dos vencedores do Fiabci Prix d'Excellence Awards 2010 pelo Programa Urbanização de Favelas. Um prêmio concedido pela Fiabci International que em 2010, foi entregue no dia 27 de maio, durante o Fiabci 61 World Congress, realizado em Bali na Indonésia.
Em setembro de 2009 a Prefeitura de São Paulo recebeu o Prêmio Master Imobiliário, o que permitiu que concorresse na disputa internacional da Fiabci. Os documentos enviados ao júri, em dezembro de 2009, apresentavam o programa de Urbanização de Favelas, através dos projetos Habisp, os trabalhos sociais de Regularizacão Fundiária e de Loteamentos, as parcerias estabelecidas entre as universidades americanas Harvard e Columbia, além da participação na IV Bienal Internacional de Arquitetura de Rotterdam.
Os temas apresentados nesta competição foram registrados em publicações realizadas pelo Estúdio Marcelo Mario Design em parceria com a Secretaria de Habitação nos últimos 4 anos.
Cortiços em gráfica
Já liberamos para impressão e acabamento o livro Cortiços A Experiência de São Paulo. Com 140 páginas, a publicação será impressa a quatro cores, no formato 35 x 23 cm fechado e 70 x 23 cm aberto, capa dura e sobrecapa. A impressão está a cargo da Imesp e o lançamento ocorrerá no mês de agosto, junto com a abertura da exposição do fotógrafo Fabio Knoll.
Olinda recebe a Cidade Informal no Século 21

Durante a realização do 19º Congresso Brasileiro de Arquitetos, entre os dias 01 a 04 de junho, a cidade de Olinda sediará a exposição A Cidade Informal no Século 21. A mostra que foi instalada no Museu da Casa Brasileira durante o mês de maio na cidade de São Paulo, seguirá depois de Pernambuco para a cidade do Rio de Janeiro e em agosto estará presente na Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza. A segunda edição do catálogo, produzido pelo Estúdio Marcelo Mario Design foi revista e ampliada, com 184 páginas, será lançada durante o Congresso Brasileiro de Arquitetos em Pernambuco.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
O Rio de Janeiro revelado

Lançado no dia 26 de maio passado, durante a abertura da 5ª edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, o Guia Turístico Rio de Janeiro: Ecológico, Histórico e Cultural. Uma publicação que destaca o Estado do Rio de Janeiro como um dos destinos turísticos mais completos do País. Entre tantos motivos, por sua natureza privilegiada, marcada por praias encantadoras, montanhas majestosas, planícies, rios, lagoas e mirantes – cenários ideais para um turismo cada vez mais exigente. Além disso, muitas das cidades abrigam um patrimônio histórico e arquiteônico único que merece ser conhecido. A cultura fluminense também se mostra vigorosa em suas variadas manifestações, preservadas por um povo hospitaleiro, que sabe e tem orgulho de seus valores. Esta é mais uma obra do selo Série de Guias Empresa das Artes de Turismo no Brasil desenhado pelo Estúdio Marcelo Mario Design.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Livro Cortiços a Experiência de São Paulo
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Lendas do Rio São Francisco

A Mãe d'Água é a lenda de uma sereia que vive no Rio São Francisco e vem à tona à meia-noite, quando o rio dorme. Os barqueiros explicam que neste momento o rio adormece por dois ou três minutos, as águas se aquietam, as cachoeiras deixam de cair, os peixes se deitam no fundo, as cobras perdem seus venenos e todas as almas seguem para as estrelas. Nesse instante a belíssima Mãe d'água vem à superfície e procura uma canoa onde possa se sentar e pentear seus longos cabelos. Porém, se um pescador vê essa sereia, é tomado por um feitiço, ganha um olhar vazio, perde o destino, enlouquece e, por fim, acaba desaparecendo. Conheça mais da cultura brasileira, consultando este e outros temas no Guia Ilustrado de Peixes do Rio São Francisco de Minas Gerais, com projeto gráfico de nosso Estúdio. Ilustração Meide de Oliveira.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Brasil na Expo Xangai 2010
Segundo o jornal norte-americano The Huffington Post, o pavilhão brasileiro foi considerado um dos melhores projetos da Expo Xangai.O projeto de autoria do arquiteto paulista Fernando Brandão faz parte da lista dos 25 melhores edifícios da feira mundial divulgada no dia 24 de abril passado, o qual faz uma prévia do que será a exposição que começa no próximo dia 1 de maio.
Serão 190 países participantes na Expo Xangai 2010, dos quais 100 construíram pavilhões. O evento inclui a participação de 50 organizações internacionais e contará com a visita de mais de 100 chefes de Estado. Ao todo o governo chinês espera receber mais de 700 milhões de visitantes vindos de todas as partes do planeta.
Veja a lista dos 25 melhores projetos em www.huffingtonpost.com
terça-feira, 27 de abril de 2010
29 de abril, lançamento do Serra da Canastra
A Arquitetura das Escolas Paulistas
No livro Escolas para a República a arquiteta Silvia Ferreira Santos Wolff estuda com afinco como foram construídos os primeiros prédios de escolas públicas de São Paulo. A autora explica com detalhes como o governo paulista se organizou para enfrentar a carência educacional da população nas primeiras décadas do século 20. E, principalmente, como se desenvolveu uma arquitetura escolar para atender à demanda de, em poucos anos, projetar e construir edifícios escolares adequados, funcionais e que contribuíssem para divulgar a imagem da nova ordem republicana. A Edusp Editora da Universidade de São Paulo editou e nós desenvolvemos a producão e o projeto gráfico.
Assinar:
Comentários (Atom)

































