segunda-feira, 29 de março de 2010

Eventos paralelos da exposição no MCB

Três grandes eventos estão sendo organizados em Paraisópolis, como parte integrante da mostra no Museu da Casa Brasileira, com trabalhos da Bienal Internacional de Arquitetura de Rotterdam.

terça-feira, 23 de março de 2010

A Cidade Informal no Século 21

Paraty











Situada no extremo sul do Estado do Rio de Janeiro, declarada Patrimônio Nacional pelo IPHAN, a cidade desempenhou papel importante durante o ciclo do ouro, quando chegou a ser uma das mais prósperas da Colônia e do início do Império. O complexo arquitetônico reúne igrejas dos séculos 18 e 19, em estilo neoclássico e barroco, além de casarões seculares. O trecho fluminense do Caminho Velho do Ouro, por onde demandavam os tropeiros transportando o ouro de Minas Gerais com destino à Corte, integra o roteiro turístico da cidade. Não bastasse a riqueza histórica, Paraty possui ainda uma costa privilegiada, repleta de praias e ilhas de águas e areias claras.
O que ver: (atrativos históricos) Igreja Matriz de N. Sra. dos Remédios, Igreja de Sta. Rita, Museu de Arte Sacra de Paraty, Sobrado de Dona Geralda, Quartel de Patitiba, Forte Defensor Perpétuo, Trilha do Ouro; (atrativos naturais) praia de Paraty-Mirim, praia da Conceição, Prainha, Parque Nacional da Serra da Bocaina, Caminho do Café, Ilha do Algodão, entre outros.
Como chegar: seguindo pela BR-101, a 2h30 do Rio de Janeiro e 3h30 de São Paulo

quinta-feira, 18 de março de 2010

Cortiços na Cidade de São Paulo

Cortiços São Paulo será um registro preciso e poético do tema que integra o programa de política habitacional da atual gestão pública municipal. O resultado deste trabalho será uma publicação que contará a história da formação desses núcleos habitacionais e como a Prefeitura atua na melhoria da qualidade de vida desta população. 

Rotterdam Visita São Paulo








A Cidade Informal no Século 21 é um evento internacional que será realizado no Museu da Casa Brasileira em São Paulo, durante o período de 07 de abril a 09 de maio de 2010. Uma exposição que trará os trabalhos apresentados durante a Bienal Internacional de Arquitetura de Rotterdam (Holanda), e contará com o apoio da Secretaria de Habitação da Prefeitura da Cidade de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo. Estamos desenvolvendo a identidade visual e gráfica de todo evento.

Histórias das Copas do Mundo

"Embora em continentes separados, muitas coisas nos unem à África do Sul. A combinação 'verde, amarelo, azul e branco', presente nas duas bandeiras, a musicalidade, as danças, as religiões afro-brasileiras, o clima, as paisagens... Com a Copa do Mundo 2010, algo mais vai nos unir: a emoção do primeiro Campeonato Mundial de Futebol do Continente Africano. A força motriz da participação brasileira continuará a ser o povo. Sua fé, emoção, a positividade vivida a cada partida, a cada lance, o natural envolvimento de corpo e alma de cada brasileiro que sofre no estádio ou diante de uma tela (seja a da TV de casa ou do bar, não importa quantas polegadas ela tenha). O torcedor que rói as unhas, nos mínimos movimentos dos jogadores, e lastima os céus pelos gols perdidos. O sofrimento é geral, as críticas ao técnico, constantes (afinal, 'todo mundo' é técnico de futebol), mas a fé é irrestrita. Fé de que é possível, de que dará certo. Afinal, foi assim que chegamos a cinco títulos mundiais (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) e à condição de único país a participar de todos os Campeonatos Mundiais de Futebol".
Colgate-Palmolive, patrocinador da publicação Histórias das Copas do Mundo, editado pela Empresa das Artes e projeto gráfico desenvolvido por nosso Estúdio.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Informação digital

A Sehab acaba de disponibilizar um canal multimídia para divulgar seus projetos e parcerias. São os cd-roms das publicações Habisp Mapeando a Habitação na Cidade de São Paulo e Urbanização de Favelas A Experiência de São Paulo.