terça-feira, 28 de agosto de 2012

Edição especial da Serra do Espinhaço

Está entrando em gráfica para impressão, o livro de arte sobre a Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, localizada no Estado de Minas Gerais. São 212 páginas impressas a 4 cores, com cerca de 200 imagens fotografadas por Miguel Andrade, acabamento em capa dura com sobrecapa.

Versões do Universo Amazônico

Capa personalizada da publicação Universo Amazônico no Brasil.

Faces da Bienal de Arquitetura de Veneza

O Cantinho do Céu, projeto do arquiteto Marcos Boldarini integra a mostra da 
Bienal de Arquitetura de Veneza 2012: www.labiennale.org/it/architettura
Os paineis enviados para a mostra italiana, foram desenhados em São Paulo 
pelos arquitetos Marcos Boldarini e Marcello de Oliveira.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Universo Amazônico


Desenhamos uma publicação de arte com 212 páginas que retrata através de belas imagens a imensidão do Universo Amazônico, composto por nove países do continente sul-americano, sendo que 85% de sua área está incluída no território brasileiro. A Amazônia Legal por sua vez é uma região geopolítica, estabelecida pelo governo para fins de planejamento, visando à promoção do desenvolvimento dos estados. Ela engloba uma superfície de 5.217.423 quilómetros quadrados, o que corresponde a 61% do território do país, abrangendo o Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de parte dos estados do Mato Grosso e Maranhão. Abriga hoje 20,3 milhões de pessoas, incluindo a metade da população indígena do Brasil. São 23 mil quilómetros de rios navegáveis, onde se pode ver toda a engenhosidade das técnicas de construção de embarcações. Além da diversidade de paisagens, chama a atenção os saberes tradicionais e a cultura de suas populações. Aqui está ainda a terça parte das florestas tropicais e 30% da biodiversidade de todo o planeta, incluindo 2.500 espécies da flora devidamente catalogadas, muitas delas estudadas pela ciência por conta de suas incontáveis propriedades medicinais, entre outras tantas aplicações possíveis.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Serra do Espinhaço: Reserva da Biosfera pela Unesco







Apoiados por um forte movimento conservacionista em Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro e Serra do Cipó, diversas entidades governamentais e não governamentais se mobilizaram para indicar a Serra do Espinhaço como área prioritária para conservação, motivada pela importância histórica e cultural no Brasil. Em 2005 a UNESCO através da Comissão Mundial do Programa MaB (Man and the Biosphere) elevam a área à categoria de Reserva da Biosfera. A Edição especial Serra do Espinhaço – Minas Gerais/Brasil retrata a beleza e a exuberância regional através da imagens do fotógrafo e professor Miguel Andrade. São 212 páginas desenhadas pelo estúdio Marcello de Oliveira e editada pela Empresa das Artes.

Universo Amazônico em publicação de arte



O estúdio Marcello de Oliveira e a editora Empresa das Artes estão finalizando a edição do livro Universo Amazônico. Um livro de arte inédito e especial, com acabamento capa dura e sobrecapa, formato 29x29 cm, impresso em papel couché e ilustrado com belíssimas imagens realizadas pelos fotógrafos Fabio Knoll e Renato Soares. A pesquisa fotográfica cobriu os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, retratando os temas da Amazônia e da Amazônia Legal, a história regional, a bacia amazônica e as manifestações culturais dos povos das cidades e da floresta.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

5 de maio, lançamento do livro Memórias de um Zebuzeiro


A Empresa das Artes e o estúdio Marcello de Oliveira estão finalizando a edição do livro Memórias de um Zebuzeiro, de Paulo Machado Borges. São 240 páginas, impressas a 4 cores, com acabamento especial que descrevem a trajetória de Paulo Machado Borges, nascido em 1929 na cidade de Uberaba. Filho de Rodolfo Machado Borges adquiriu experiência ao longo de sua trajetória profissional no manejo de animais e pecuária seletiva do gado zebu. A partir dos anos 1950, Paulo teve destacada atuação no leste do Estado do Mato Grosso, no Alto Araguaia, no noroeste paulista, em Minas Gerais e Goiás. Posteriormente estende sua atuação na região da Serra da Bodoquena, Corumbá. Em 1987 recebe o prêmio de maior expositor da Exposição Internacional de São Paulo. Nesse período exporta reprodutores de alta linhagem para países como Paraguai, Peru e Bolívia. Em 1991, implanta o Leilão Novo Horizonte, no Pantanal da Nhecolândia. Em Corumbá é eleito presidente do Sindicato Rural e realiza a 1ª Feira Internacional. Em 1995, é eleito vice-presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul.

Parques e Bosques de Curitiba ganha edição especial


O livro Parques e Bosques de Curitiba está em produção e foi contemplado com o belíssimo ensaio do fotógrafo Renato Soares e ilustrações do arquiteto Vallandro Keating. São 34 áreas verdes urbanas destacadas na publicação que ilustram uma das características marcantes na paisagem curitibana: o cuidado com a arquitetura, o urbanismo e o paisagismo. São 256 páginas desenhadas pelo estúdio Marcello de Oliveira, com acabamento especial e miolo a 4 cores em papel couché.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Lançado o quarto volume da Série Novos Bairros de São Paulo

O Urbanismo nas Preexistências Territoriais e o Compartilhamento de Ideias: Sehab & ETH Zürich, UCLA, Berlage Institute é o quarto volume da série Novos Bairros de São Paulo, editada pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). Esta série tem como objetivo apresentar a história e os projetos de arquitetura e urbanismo desenvolvidos para as regiões de assentamentos precários. Uma edição especial com 304 páginas, bilíngue (português e inglês) e mais de 500 imagens, esta publicação foi desenhada pelo Estúdio Marcello de Oliveira ao longo dos últimos meses. Todos os volumes já publicados estão disponíveis para download gratuito no site www.habisp.inf.br. 

sexta-feira, 23 de março de 2012

O Recife agora é nosso!

Concluímos a mais nova edição da Série Guias Empresa das Artes de Turismo no Brasil. O Guia Recife em suas 240 páginas mostra uma das mais interessantes capitais brasileiras, que reúne em perfeita hamonia patrimônio histórico e arquitetônico, em meio a belas paisagens e praias famosas. Não faltam opções de turismo, tais como igrejas, museus, teatros, ateliês, espaços culturais, tanto na capital do Estado, como na vizinha Olinda, com suas construções históricas que remetem ao período da colonização no século XVII. Uma publicação especial com mais de 300 imagens que ilustram o cotidiano do Ser recifense. 

sexta-feira, 2 de março de 2012

Jornada da Habitação no Jardim São Francisco

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Habitação, lança nesta sexta feira, 2 de março de 2012, a publicação Jardim São Francisco – Projeto Global de Urbanização. Integrante da Série Novos Bairros de São Paulo, o livro contempla o processo de transformação urbanística de uma das regiões mais extremas da Cidade de São Paulo. São 160 páginas impressas a 4 cores, cujo trabalho de edição de arte e a produção gráfica foi desenvolvido pelo estúdio Marcello de Oliveira, entre os anos de 2011 e 2012. O lançamento do livro faz parte dos eventos da Jornada da Habitação/São Paulo Calling, cuja curadoria está a cargo do arquiteto italiano Stefano Boeri.

Parque Nacional Grande Sertão Veredas

Estamos enviando para impressão gráfica a mais nova edição da coleção Parques Nacionais do Brasil: Grande Sertão Veredas. É o segundo volume da série, fotografado por Lester Scalon, publicado com acabamento capa dura, com 240 páginas de miolo impressas a 4 cores. Uma edição especial que contempla um dos recantos mais belos da exuberante fauna e flora brasileira.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Os Pantanais dos Nossos Sonhos

Os Pantanais dos Nossos Sonhos é o tema de um dos capítulos da mais nova edição de arte Pantanal – Paisagens do Brasil (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), publicado pela editora Empresa das Artes. São 216 páginas em formato especial, 29 x 29 cm, com acabamento capa dura e sobrecapa, onde o projeto gráfico adequa a beleza e diversidade de temas registrados no exclusivo trabalho do fotógrafo Stepan Norair.
Para saber mais: o Pantanal é a maior planície de inundação contínua do planeta e habitat de impressionante diversidade de fauna e flora. É considerado um dos maiores patrimônios naturais do Brasil, tendo sido declarado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco no ano de 2000. A publicação através de sua expressiva linguagem visual, retrata aspectos que sobressaem a óbvia biodiversidade da natureza, passando pela cultura do homem pantaneiro, suas crenças, artes e ofícios, sua relação com o inseparável cavalo pantaneiro, além das águas e cidades que compõem sua rica paisagem.