Mais uma belíssima produção, desta vez sobre o Parque Nacional da Serra da Canastra. Já temos selecionada a imagem que ilustrará a capa da publicação. Foto de Lester Scalon.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Viagem pela Canastra
Mais uma belíssima produção, desta vez sobre o Parque Nacional da Serra da Canastra. Já temos selecionada a imagem que ilustrará a capa da publicação. Foto de Lester Scalon.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Oscar Niemeyer no Guia Rio de Janeiro
Conhecido também como "arquiteto das linhas curvas", Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 1907. Formou-se em arquitetura e engenharia, vindo a trabalhar no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão. Mais tarde, desenvolveu junto com Le Corbusier, papa da arquitetura modernista, o projeto do edifício do Ministério da Educação e Saúde, no centro do Rio. Depois disso, projetou o Pavilhão Brasileiro na Feira Mundial de Nova York, de 1939 a 1940, o Conjunto Arquitetônico de Pampulha, em Belo Horizonte, a sede das Nações Unidas, o Edifício Copan, o MAC Niterói, o Caminho Niemeyer, o Sambódromo e inúmeros outros. Seu maior e mais conhecido conjunto de obras, no entanto, está localizado no Plano Piloto de Brasília. Aquarela de Meire de Oliveira.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
World Expo 2010 (Xangai, China)
Estaremos presentes na Expo Xangai 2010, Exposição Mundial que ocorrerá no período de 1 de maio a 31 de outubro de 2010. Entre as 188 cidades candidatas espalhadas pelo Planeta, a Prefeitura de São Paulo, através do Projeto Cidade Limpa, foi escolhida em quarto lugar, de um total de 55 cidades selecionadas.
O Brasil e outros países construirão pavilhões dentro de uma área onde serão esperadas cerca de 70 milhões de visitantes. Será o maior evento desde que foi criada a primeira Feira em 1851.
Num registro histórico e curioso, a Torre Eiffel, inaugurada em 1889, integrou o complexo de edifícios e monumentos construídos para a abertura da mesma Exposição Mundial ocorrida então na França.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Um novo olhar sobre a Espanha
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Arquitetura Impressa
A transformação de São Paulo agrega em sua paisagem novos conceitos, formas e espaços, traduzidos através de arquiteturas e estruturas urbanas inovadoras. Uma nova cidade surge diariamente com a interação de seus arquitetos e urbanistas, conciliando a preservação da memória com os seus novos projetos.A história, se não preservada, fragmenta-se. A memória permanece, porém não tarda o esquecimento. O registro das impressões do cotidiano e da cultura de um povo garantem às gerações futuras o resgate de seus valores e a preservação de sua memória.
É neste contexto que o arquiteto Marcelo Mario expõe os projetos gráficos de livros de arquitetura realizados na década de 1990. O seu trabalho consiste num envolvimento que vai além do processo de criação gráfica: a interação com tema, autor e equipe de trabalho nos diversos estágios de evolução de um livro. Redefine diretrizes, aponta e soluciona problemas e portanto agrega valor às necessidades inicialmente propostas pelo autor.
Facilitar a compreensão e a apreensão da mensagem do trabalho autoral pelo leitor é uma tarefa que torna mais agradável e envolvente a leitura de um bom livro.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Oscar Pereira da Silva
Ao rever a extensa obra do pintor, podemos constatar que Oscar Pereira da Silva foi um profundo conhecedor do seu ofício e fiel ao espírito de sua época, chamando atenção o rigor e a qualidade artística com que aborda todos os gêneros e temáticas correntes na virada do século 19 e 20. A publicação do livro de autoria da historiadora e professora de arte Ruth Sprung Tarasantchi resgata para as futuras gerações este importante ícone das artes paulistas. Desenvolvemos o projeto gráfico do livro lançado na abertura da exposição do artista na Pinacoteca de São Paulo no ano de 2006.
Dois registros da história da conquista do planalto paulista. Na primeira imagem, as tropas de mulas na calçada do Lorena, interligação do litoral com a cidade de São Paulo. A segunda imagem retrata uma das primeiras viagens de carro na antiga estrada do Caminho do Mar.
Saci Pererê nas lendas de São Paulo
Nas estradas do interior de São Paulo, é bom o viajante munir-se de um rolinho de fumo e uma garrafa de cachaça para garantir uma viagem tranquila. Quando cai a tarde e o sol se põe, é a hora do perigo. Primeiro surge um redemoinho, levantando tudo ao redor. Depois, um assovio estridente, desses de doer a cabeça. Pronto: eis o Saci Pererê. Um moleque negro, baixinho, nu, gorro vermelho na cabeça e pulando numa perna só. E dá-lhe paciência para aturar suas molecagens, que atazanam com quem ele cruzar, e que só param quando ele é presenteado com aquilo que adora: caçhaça e fumo para seu cachimbo. Ilustração Meire de Oliveira
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Somos Master 2009
"O Prêmio Master Imobiliário, reconhecido como o 'Oscar' do setor, é a maior homenagem que a indústria imobiliária presta a seus mestres e ao alto nível de arquitetura, engenharia, construção, desenvolvimento urbano, incorporação, administração, vendas e marketing, entre outros segmentos." Na edição 2009 a Prefeitura de São Paulo recebeu a premiação pelo trabalho Urbanização de Favelas na categoria Profissionais - Ação Social. Nós participamos da publicação Urbanização de Favelas a Experiência de São Paulo, passaporte desse importante trabalho realizado pela atual gestão pública paulistana. Parabéns a toda equipe empenhada nesta enriquecedora experiência!
Assinar:
Comentários (Atom)


